Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

A SUA NUDEZ ( Prof. Marcos Bacalháo )

 

 

A invasão do corpo, o tornar público o que seria de fórum íntimo, atrai mais atenção do que o artista posar para alguma revista de nudez. Como se fossem duas formas de se ver a situação: a celebridade nua (a forma na qual ela é dona do corpo e o expôs por vontade própria em prol de alguma experiência artística) e a menos atrativa celebridade pelada (em que o corpo se torna apenas um objeto sexual, com a genitália sendo o foco da atenção, por exemplo).

Ah, mas existem tantas CELEBRIDADES que se expõem por nenhum motivo, a nudez não deveria ser algo tão incrível assim”, pode questionar o leitor menos perspicaz.

Pode ser que algumas até desgastem suas imagens por excesso de uso, mas nada que diminua o número de cliques nos maiores portais de fofoca da internet. Daí possivelmente surge a valorização da celebridade que “se preserva”, porque ela usa uma estratégia menos afastada do ordinário.

Todavia, quando se pega as fotos íntimas de alguém e, sem sua autorização prévia, as expõe para ao público se comete um crime. Repito, esse tipo de invasão é crime. Compartilhar esse conteúdo lhe torna cúmplice dessa violência. Várias celebridades (homens e mulheres) foram expostas nesse episódio mais recente, mas por que o corpo de uma mulher concentrou as atenções ao caso?

O  corpo feminino é, ainda, o atrativo para os consumidores vorazes de notícias sobre o outro. Quando desapropriamos a mulher de seu corpo o transformamos em um amontado de objetos sempre dispostos a servir a nossa satisfação pessoal.

A exposição do nu masculino de algumas celebridades pode ser algo constrangedor, mas a repercussão do nu feminino exposto gera, dentre outras coisas, a desvalorização da imagem da mulher seja no âmbito social, seja no âmbito do trabalho – tendo em vista que sua imagem é, também, a sua ferramenta de trabalho na mídia. Isso porque socialmente se vê a mulher como um ser que deve se manter imaculado. E para manter-se como tal é necessário estar além do julgamento do outro: no caso, por quem na hierarquia social está acima, o homem.

 

Parem de desumanizar o outro ao transformá-los em material para masturbação quando os mesmos não quiseram ter seus corpos expostos. E mais: vamos pensar juntos sobre como trabalhamos diariamente o nosso corpo inserido na sociedade – e como queremos ensinar essa relação para nossos filhos e filhas. Porque mesmo que você não pertença ao degrau mais baixo do regime machista ocidental, existe um sentimento ótimo chamado empatia que pode servir como primeiro passo para, juntos, construirmos uma sociedade igualitária que não forneça nenhum tipo de predileção por qualquer circunstância ou característica.

           

Somos livres para fazermos o que quisermos com nossos corpos, e os outros não têm o direito de fazerem o que quiserem com ele sem nossa autorização. A culpa não é da vítima!

2 comentários em “A SUA NUDEZ ( Prof. Marcos Bacalháo )”

Não é possível comentar.