Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Ministério da Integração corta recursos para a contratação de carros-pipa

 

Comerciante fica ferido após reagir a assalto em Monteiro

 

A Paraíba é o segundo estado do Nordeste com o maior número de municípios abastecidos de água potável por carro-pipa e o primeiro em termos percentuais de cobertura nos municípios afetados pela estiagem, perdendo apenas para a Bahia. De acordo com dados do Observatório da Seca, do governo federal, 191 municípios paraibanos foram beneficiados com a operação Carro-Pipa, até fevereiro deste ano, e recebiam água do Exército e do governo estadual, também parceiro na ação.

Contudo, desde esse período, os pipeiros oferecidos pela Defesa Civil Estadual deixaram de chegar a 158 cidades, conforme informações do órgão.

De acordo com o gerente-executivo da Defesa Civil Estadual, Cícero Hermínio, desde janeiro deste ano o Ministério da Integração Nacional deixou de enviar os recursos para a contratação de carros-pipa e a ação, por parte do governo do Estado, está suspensa. “Nós não temos mais condições de levar os carros-pipa, fazer a entrega de ração animal e recuperar poços, porque tudo isso era feito com verba do Ministério da Integração”, completa o gerente.

Ainda segundo ele, somente os carros-pipa enviados pelo Exército Brasileiro, através do 1º Grupamento de Engenharia de João Pessoa, estão abastecendo os municípios cadastrados e fazendo a perfuração de poços. “Nós estamos fazendo apenas inspeções nos poços e esperando que termine o decreto de situação de emergência para recorrer novamente ao governo federal”, disse Hermínio.

Conforme informações da assessoria do 1° Grupamento de Engenharia de João Pessoa, em 2013 foram perfurados 48 poços na Paraíba, sendo que 20 não apresentaram água enquanto 28 jorraram água. Por sua vez as perfurações previstas para este ano ainda não foram iniciadas pois está sendo aguardada a liberação de recursos por parte do governo federal.

Já em relação à distribuição de água potável por meio dos carros-pipa nos municípios beneficiados, a assessoria informou que a coordenação deste serviço fica a cargo da 10ª Regional Militar, com sede em Fortaleza (CE). Apesar dos vários telefonemas feitos pela reportagem do JORNAL DA PARAÍBA para a Regional para saber mais informações sobre a distribuição de água potável por meio dos carros-pipa, até o fechamento desta edição não obtivemos resposta. A assessoria do Ministério da Integração informou que apenas repassa recursos para o Exército executar a operação ‘Carro-Pipa’.

Dados do Observatório da Seca mostram que até o último mês de fevereiro havia 1.553 carros-pipa operando no Semiárido paraibano, sendo 1.010 mantidos pelo governo federal e atendia 161 municípios. Já os outros 543 veículos foram contratados pelo governo do Estado. Conforme as informações do órgão do governo federal, das cidades beneficiadas com a operação ‘Carro-Pipa’, das 158 cidades atendidas pelos pipeiros enviados pela Defesa Civil Estadual, 24 delas dependiam somente da ajuda dos carros-pipa contratados pelo Estado e as demais recebiam um reforço dos carros enviados pelo Exército.