Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

CARROS AUTÔNOMOS SÃO CONSIDERADOS COMO MOTORISTAS NOS EUA

Alguns carros autônomos não seguem as leis atuais por não contarem com volantes ou pedais
Divulgação

Alguns carros autônomos não seguem as leis atuais por não contarem com volantes ou pedais

Uma decisão do órgão de trânsito dos Estados Unidos pode remover um obstáculo das fabricantes de veículos autônomos para introduzir os veículos nas ruas do país. A Administração Nacional da Segurança no Tráfego Rodoviário (NHTSA) informou que o computador dentro de carro pode ser considerado o motorista do veículo.

De acordo com o The Verge, o comunicado da agência de trânsito se esforça para adaptar a tecnologia de veículos autônomos as leis existentes. “Se nenhum humano no carro puder controlá-lo na prática, é mais razoável identificar o ‘motorista’ como aquilo (e não aquele) que estiver conduzindo o veículo”.

Além dos obstáculos técnicos, as questões regulatórias vem impedindo que carros que se movimentam sozinhos cheguem às ruas dos EUA. As leis atuais levam em conta que um motorista está no controle do veículo por meio de um volante e pedais, mas alguns fabricantes não têm a mesma visão e não incluem estes dispositivos em seus veículos.

A agência também lembrou que, em alguns casos, as leis não estão de acordo com os carros autônomos e tomará medidas para atualizá-las. O Wired lembra que apesar da NHTSA se mostrar flexível a mudanças, o órgão é responsável apenas por regular como os carros são feitos. Os estados que decidem como eles devem se comportar nas ruas e quem é o responável pela condução. Apesar de não oferecer uma definição para o tema, a abertura da NHTSA para realizar mudanças é considerada uma etapa importante para aumentar o número de carros autônomos no país.